Estudo de um modelo de gestão e sua aplicabilidade na COOPERCEDRO

Autores

  • Alex Nunes Lima Universidade Federal de Santa Maria
  • Vitor Kochhann Reisdorfer Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriel Murad Velloso Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Helena dos Santos Bento Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0003-0027-3220
  • Jaime Peixoto Stecca Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.2654-68

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as relações existentes entre o sistema de gestão da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Agricultores Familiares de Santa Maria - COOPERCEDRO e o modelo de gestão das cooperativas proposto pelo autor Oliveira (2015). Sua relevância está voltada, principalmente, para as cooperativas de produção, pois existem poucas referências nesta área. O estudo trouxe benefícios à Cooperativa, aos associados e aos diretores, devido ao período de grandes mudanças estruturais da cooperativa e do mercado em que está inserida. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, na qual se utiliza o método de estudo de caso. Buscou-se identificar a importância de um modelo de gestão coeso e efetivo, que impacte profundamente nas cooperativas. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram pesquisa documental, diário de campo com observação sistemática no ambiente da cooperativa, entrevistas com base em um roteiro de perguntas com os membros dos conselhos de administração e fiscal os quais atualmente respondem pela gestão da cooperativa. O referencial teórico está amparado em Oliveira (2015). Por meio deste estudo, pode-se concluir que uma gestão estruturada e efetiva, é responsável pelo desenvolvimento da cooperativa, proporcionando aos seus associados a agregação de valores e a comercialização de seus produtos. 

Biografia do Autor

Alex Nunes Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em GESTÃO DE COOPERATIVAS pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2016). Atualmente é Assistente de Atendimento do Sistema de Crédito Cooperativo - do SICREDI em Santa Maria - RS.

E-mail: alexlimapolitecnico@gmail.com

Vitor Kochhann Reisdorfer, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1994), graduação em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008), Especialização pela Faculdade de Administração Três de Maio -SETREM (2006), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000) e Doctorado en Administración - Universidad Nacional de Misiones- UNaM (2008), Titulo Reconhecido no Brasil em Universidade Federal, como Doutor em Administração. Trabalhou na Coopatrigo, Cooperativa Triticola Regional São Luizense Ltda, durante 13 anos. Ex conselheiro de Administração do Sicredi Missões, por dois mandatos. Atualmente é Professor Adjunto do Curso Superior em Gestão de Cooperativas da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Editor da Revista de Gestão e Organizações Cooperativas-RGC, do Politécnico da UFSM; Coordenador do Curso Técnico em Cooperativismo-EAD e do Curso Técnico em Contabilidade do Politécnico da UFSM. 

E-mail:vitorkreis@gmail.com

Gabriel Murad Velloso Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Gabriel Murad Velloso Ferreira é graduado em Administração (habilitação em empresas rurais e cooperativas) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo que na sua tese de doutorado estudou as cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul. É professor da Universidade Federal de Santa Maria, lotado no Colégio Politécnico da UFSM, onde desde 2009 atua diretamente como docente do curso superior de Gestão de Cooperativas, do qual é o atual coordenador. É coordenador substituto da Cooperativa Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM (CESPOL). Principais áreas de interesse: Cooperativismo, Gestão de Cooperativas, Governança Cooperativa, Agronegócios e Cadeias Produtivas.

E-mail: gabriel@politecnico.ufsm.br

Marcia Helena dos Santos Bento, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Formação de Professores para Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é professora da educ básica téc. e tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão pela Qualidade Total, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, pgqp, práticas gerenciais, cooperativas e liderança.

E-mail: marciahelenabento@yahoo.com.br

Jaime Peixoto Stecca, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Administração e Especialização em Gestão Empresarial pela UFSM, Mestrado em Administração pela UFSC e Doutorado em Administração pela FEA/USP. É Professor Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Classe D IV, Nível 04. Atua como professor de ensino tecnológico (níveis técnico e superior) no Colégio Politécnico da UFSM. Atua na área de Gestão de Pessoas com foco nas cooperativas.

E-mail: jaime@ufsm.br

Referências

BERTON, L. H. Indicadores de desempenho e as práticas de uma boa governança cooperativa. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Maria, Florianópolis, 2003.

BIALOSKORSKI NETO, S. Aspectos econômicos das cooperativas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2006.

BRASIL. Lei n. 5.764 de 16 de dezembro 1971. Brasília, DF. Disponível em: . Acesso em: 27 ago.2016,

BRASIL COOPERATIVO. Diagnóstico e consumo. Disponível em: . Acesso em: 15 nov.2016.

BÜTTENBENDER, P. L. Gestão de cooperativas: Fundamentos, estudos e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

MARASCHIN, A. F. As relações entre produtores de leite e cooperativas: um estudo de caso na bacia leiteira de Santa Rosa-RS. 2004. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS: UFRGS, Porto Alegre, 2004.

COOPERCEDRO. Disponível em: <http://coopercedro.wixsite.com/home 05/11/2016>. Acesso em 22 nov.2016.

FIGUEIREDO, N. T. C. Cooperativas sociais: alternativa para inserção. Porto Alegre: Evangraf, 2009.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PAGNUSSATT, A. Guia do cooperativismo de crédito: organização, governança e políticas coorporativas. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2004.

OLIVEIRA, D. P. R. Estrutura organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

_____. Manual de gestão das cooperativas: uma abordagem prática. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS (OCB). Produção: conceito. Disponível em: <http://www.ocb.org.br/site/cooperativismo/por_dentro_da_cooperativa.asp>. Acesso em: 20 set.2016.

ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL OCERGS. Disponível em: <http://www.ocergs.coop.br/cooperativismo/conceitos-principios> Acesso em: 25 set.2016.

PORTAL DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO. Disponível em: . Acesso em: 27 set.2016

PORTALCOOP. Disponível em: <http://www.portalcoop.com.br>. Acesso em: 23 out.2016.

SESCOOPRS. Cooperativismo. Disponível em: <http://www.sescooprs.coop.br/index.php/ cooperativismo/2014>. Acesso em: 03 nov.2016.

SINGER, P. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. In: SANTOS, B. S. (Org.). Produzir para viver: os caminhos da produção capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. 515p. pp. 81-129.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos