Experiência e Estratégias de Inovação, do Mestrado Profissional de Gestão da Economia Criativa

Autores

  • Eduardo Ariel de Souza Teixeira Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.3722-37

Resumo

O desafio da interdisciplinaridade surge como um desafio contemporâneo. Informação e interação, com ênfase no elemento humano, são agentes criadores no desafio de convergir disciplinas diferentes na criação de uma linha de pesquisa. Nesse sentido, o encontro teórico e prático do Design, Cultura e Economia Criativa estimulam reflexões, estudos e pesquisas interdisciplinares e contribuem para compreensão deste fenômeno contemporâneo. Só existiria informação por meio da interação, ainda mais quando se sabe que a instância entre receber e criar pode ser extremamente breve. Assim, o conhecimento é uma mistura fluída e dinâmica de experiência, informação estruturada, processo cognitivo, valores e discernimento, no ato de compreender e agir na vida social. E, sobretudo, o Design (como atividade projetual) centrado no ser humano é, ao seu modo de ver - interpretar, conviver com o entorno social de modo holístico e ético, não sendo esquecido o potencial do ser humano e a sua capacidade inesgotável de evoluir e de aprender.

Biografia do Autor

Eduardo Ariel de Souza Teixeira, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ

Possui Graduação em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999), Pós-Graduado em Design de Interface pela Uni Carioca (2002), Mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Pós-Doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT. Atualmente, na ESPM-RIO, é professor titular, pesquisador (40H) e diretor acadêmico da Graduação. Na mesma IES também leciona no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa. É membro do laboratório de pesquisa LAB 3i. Desde 2012 pesquisa o conceito de Design de Interação e seus desdobramentos para às áreas do Design, da Comunicação e do Marketing.

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Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Artigos