A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovem

Autores

  • Cecilia Mattoso Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial - MADE - UNESA
  • Felipe Genes MADE - UNESA

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.5146-24

Resumo

Este artigo buscou analisar como se dá a jornada de decisão dos jovens cariocas com alto capital cultural, no que tange ao consumo de música popular. Mais especificamente, buscou-se identificar as etapas e influências que ocorrem na jornada de decisão de jovens com alto capital cultural, residentes do município do Rio de Janeiro, sobre o consumo de música popular.  Para tanto foi utilizada uma abordagem qualitativa com a realização entrevistas em profundidade. Estes jovens cariocas decidem a música popular que vão consumir e em qual plataforma vão consumi-la com base em sugestões de amigos, dos formadores de opinião da internet e na disponibilidade e facilidade das plataformas digitais.  Os critérios de escolha são bastante variados, mas emergiu um critério de segmentação bastante interessante para o mercado, os aficionados e os não exigentes. As plataformas de streaming vão se ver obrigadas a agregar funcionalidades de outros serviços, fora da indústria da música. Os jovens entrevistados consideram suas experiências em outros serviços e plataformas ao avaliar os serviços de streaming. Com relação a estudos de consumo, vislumbra-se um modelo de processo decisório que não é linear, mas sim uma jornada de idas e vindas, com a avaliação e comparação dos serviços de forma mais ampla, incluindo outros setores, com diversas influências e em constante mutação, indicando a necessidade de ter-se mais foco, não somente no entendimento do comportamento do consumidor, mas também nas dinâmicas de mercado.

Biografia do Autor

Cecilia Mattoso, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial - MADE - UNESA

Professora Adjunta do MADE - UNESA

Comportamento do Consumidor

Referências

ARNOULD, E. J.; THOMPSON, C. J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty years of research. Journal of Consumer Research, v. 31, n. 4, p. 868-882, 2005.

EDELMAN, D. C.; SINGER, M. Competing on customer journeys. Harvard Business Review, v. 93, n. 11, p. 88-100, 2015.

JIN, S. A.; PHUA, J. Following celebrities’ tweets about brands: The impact of Twitter-based electronic word-of-mouth on consumers’ source credibility perception, buying intention, and social identification with celebrities. Journal of Advertising, v. 43, n. 2, p. 181-195, 2014.

McCRACKEN, G. Cultura e consumo II: mercados, significados e gerenciamento de marcas. Rio de Janeiro: MAUAD, 2012.

NGUYEN, G. D.; DEJEAN, S.; MOREAU, F. On the complementarity between online and offline music consumption: the case of free streaming. Journal of Cultural Economics, v. 38, n. 4, p. 315-330, 2014.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Artigos