Educação superior e profissionalização de trabalhadores criativos: estado da arte

Autores

  • Estela Najberg Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0002-2852-4442
  • Jéssica Borges Carvallho Universidade Federal de Goiás
  • Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG-Escola de Negócios
  • Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd – UFF
  • João Abreu de Faria Bilhim Instituto Superior de Ciência Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa da UTL, professor jubilado

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.51533-57

Resumo

O mercado global de bens criativos mais do que dobrou de tamanho de 2002 a 2015 (UNCTAD, 2018), sinalizando o potencial de crescimento deste setor, bem como a premência de qualificação dos trabalhadores criativos. A despeito de algumas características do mercado de trabalho criativo: poucas exigências de acreditação profissional por parte das indústrias criativas e atribuição da capacitação dos trabalhadores ao autoaprendizado/talento/vocação, a literatura tem mostrado que a educação superior tem um importante papel no desempenho da economia criativa. Neste cenário, o presente artigo visa a retratar e a caracterizar, por meio de levantamento bilbiométrico e sociométrico, as publicações sobre educação superior e profissionalização de trabalhadores criativos, no período de 2008 a 2019. Resultados mostram que metade dos estudos encontrados foi realizada no Reino Unido e na Austrália, países pioneiros nos investimentos em Economia Criativa. A densidade média da rede de colaboração de pesquisadores é de apenas 1,3%, o que evidencia o seu grau de dispersão. A base Taylor & Francis Online comporta 70,82% dos artigos encontrados, seguida da Sage, com 19,44%; as duas bases brasileiras (Spell e Scielo) somadas não alcançam 9% dos achados, o que revela a incipiência destes estudos no país. Mu

Biografia do Autor

Estela Najberg, Universidade Federal de Goiás

Professora associada da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás. 

Jéssica Borges Carvallho, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Faculdade de Administração Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás

Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG-Escola de Negócios

Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG-Escola de Negócios (em andamento).

Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez, Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd – UFF

Professor Titular - Departamento de Administração

Diretor - Faculdades de Administração e Ciências Contábeis - Universidade Federal Fluminense

João Abreu de Faria Bilhim, Instituto Superior de Ciência Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa da UTL, professor jubilado

Doutor em Ciências Sociais na especialidade de Sociologia das Organizações. Professor Catedrático Jubilado no ISCSP-UTL. Investigador do CAPP/ISCSP e GESPU/UnB. Professor visitante da FACE/Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado

2020-12-17

Edição

Seção

Artigos