Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso

Autores

  • Luiza de Souza Lima Macedo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Departamento de Educação Física, Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) http://orcid.org/0000-0002-4009-2873
  • Diomira Maria Cicci Pinto Faria Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto de Geociências (IGC), Departamento de Geografia, Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer http://orcid.org/0000-0002-1325-7820

Palavras-chave:

Lazer. Museu. Estudo de público. Lazer familiar.

Resumo

O presente estudo foi estruturado a partir da identificação de lacunas na produção do conhecimento que relaciona Museus e Lazer. A investigação buscou identificar quem são as famílias que visitam museus universitários de ciências em momentos de lazer. Dessa Forma, o objetivo do trabalho foi traçar o perfil das famílias, verificando a frequência com que visitam museus com as crianças e se o perfil identificado é semelhante ao presente na literatura. Ancorada nas teorias de Pierre Bourdieu e em diálogo com conceitos de Cultura, Lazer, e Museus, a investigação foi realizada no Espaço do Conhecimento UFMG e Museu de Ciências Naturais PUC Minas, em Belo Horizonte, Brasil, a partir da aplicação de 343 formulários. A partir de análises descritivas, de correlação e regressão, verificou-se o predomínio de mulheres, com alta escolaridade, renda acima da média nacional, relativamente jovens o que indica a elitização do acesso a espaços museais.

Biografia do Autor

Luiza de Souza Lima Macedo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Departamento de Educação Física, Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL)

Doutoranda em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Mestre em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), especialização em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2017) e graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área de Educação, Gestão Cultural e Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão cultural, pesquisa de público, lazer, museu, futebol, estudos de gênero. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Espaço e Políticas Públicas - NUGEPP (UFRJ) e integra o Oricolé (UFMG) - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer

Diomira Maria Cicci Pinto Faria, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto de Geociências (IGC), Departamento de Geografia, Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da UFMG


Possui graduação em economia pela Universidade Católica de Minas Gerais (1982), especialização em planejamento pela Fundação João Pinheiro (1983) e estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Mestrado em turismo pela Universidad de Alicante, Espanha. Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, no doutorado de Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Cedeplar, e pela Universidad de Alicante, Espanha, com defesa de tese realizada em janeiro de 2012. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da UFMG e colaboradora do grupo "Economia da Cultura", do CNPq. Atua nas seguintes áreas: economia do turismo e da cultura, turismo e pobreza, viabilidade econômica de projetos e economia dos recursos naturais.

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Publicado

2022-06-01