Lá Como Cá: a ocorrência depanic buying em Portugal e no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Compra por pânico. Status socioeconômico. Comportamento do consumidor. Medo. COVID-19.

Resumo

O medo é um poderoso condutor do comportamento humano, ainda mais em momentos de crise. O colapso sanitário ocasionado pela pandemia de COVID-19 acometeu não apenas a saúde, mas também a economia global, espalhando medo, pânico e incerteza por todo o mundo. Os desafios impostos pelo novo coronavírus foram agravados pelas desigualdades entre países e populações. Quando consumidores foram tomados por um medo intenso, observou-se o fenômeno da panic buying (compra por pânico), comportamento que conduz as pessoas a comprarem além do habitual. Este estudo exploratório teve o objetivo de comparar a ocorrência da compra por pânico no Brasil e em Portugal. Um questionário online foi aplicado com algumas questões sociodemográficas e uma escala psicométrica que aferia a tendência de comprar por pânico. No Brasil, a coleta de dados foi realizada no primeiro trimestre da pandemia, tendo participado do estudo 227 brasileiros (66,1% mulheres). Em Portugal, a coleta ocorreu no terceiro trimestre da pandemia, e a amostra portuguesa foi composta por 267 participantes (73% mulheres). Todos os participantes eram jovens e jovens adultos, com idade entre 18 e 44 anos, de variados níveis socioeconômicos. Análises de correlação e ANOVAS indicaram que a compra por pânico se deu de forma distinta nas duas amostras, especialmente no que concerne à classe social e ao grau de escolaridade. Os resultados apresentam impactos e implicações de significativa importância para a formulação de políticas públicas, para o varejo e para consumidores. Este estudo expande conhecimento a respeito do fenômeno, abordando mecanismos psicológicos relacionados ao consumo.

Biografia do Autor

Sibele; D. Aquino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil. Pesquisadora no Laboratório de Pesquisas em Psicologia Social (L2PS). Mestra em Psicologia Social pela PUC-Rio. Especialista em Comunicação Empresarial e em Marketing.  



Ana Paula Gonzalez de Alarcão

Psicóloga Clínica e Especialista em Avaliação Psicológica; Pesquisadora em Psicologia do Consumidor. Principais interesses de pesquisa: Psicologia do Consumidor e Psicologia Social.

Samuel Lins, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal. Investigador do Laboratório de Psicologia Social (LPS) do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP).

Referências

ARDNT, Jamie et al. The Urge to Splurge Revisited: Further Reflections on Applying Terror Management Theory to Materialism and Consumer Behavior. Journal of Consumer Psychology, v. 14, n. 3, p. 225-229, 2004. DOI https://doi.org/10.1207/s15327663jcp1403_5. Disponível em: https://myscp.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1207/s15327663jcp1403_5. Acesso em: 8 set. 2021.

AUTOR; VIEIRA, Lívia de Souza. Bem-estar e consumo de notícias durante a pandemia de COVID-19. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 3, p. 165–174, 10 nov. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/635. Acesso em: 3 nov. 2021.

AUTOR; AUTOR. Development and initial psychometric properties of a panic buying scale during COVID-19 pandemic. ScienceDirect, v. 6,. DOI https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020.e04746. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405844020315899. Acesso em: 20 out. 2021.

GUPTA, Shipra.;GENTRY, J. W. (2019). ‘Should I Buy, Hoard, or Hide?’- Consumers’ responses to perceived scarcity. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, 29(2). DOI https://doi.org/10.1080/09593969.2018.1562955.

EID, Michael; GOLLWITZER, Mario; SCHMITT, Manfred. Statistik und Forschungsmethoden. SfBs, , 2010. DOI 10.17877/DE290R-12739. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/47666113_Statistik_und_Forschungsmethoden. Acesso em: 27 out. 2021.

FIELD, Andy. Discovering statistics using IMB SPSS Statistics. 4. ed. London: Sage, 2015.GUIMARÃES, Luciana. O Fantasma do Desemprego. O Dia, Rio de Janeiro, p. 4-4, 17 jan. 2021.

HARMON-JONES, Eddie et al. Terror Management Theory and Self-Esteem: Evidence That Increased Self-Esteem Reduces Mortality Salience Effects. Journal of Personality and Social Psychology, v. 72, p. 24-36, 1997. DOI https://doi.org/10.1037/0022-3514.72.1.24. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1997-02176-002. Acesso em: 17 set. 2021.

HAUKOOS , Jason S; LEWIS, Roger J. Advanced Statistics: Bootstrapping Confidence Intervals for Statistics with “Difficult” Distributions. Academic Emergency Medicine: A global journal of emergency care, [s. l.], v. 12, 2005. DOI https://doi.org/10.1197/j.aem.2004.11.018. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1197/j.aem.2004.11.018. Acesso em: 21 out. 2021.

ISLAM, Tahir et al. Panic buying in the COVID-19 pandemic: A multi-country examination. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 59, 2021. DOI https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2020.102357. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0969698920313655?via%3Dihub. Acesso em: 16 set. 2021.

KAMEDA, Tatsuya; HASTIE, Reid. Herd Behavior. In: SCOTT, Robert A.; KOSSLYN , Stephen M.; BUCHMANN, Marlis. Emerging Trends in the Social and Behavioral Sciences.: Wiley, 2015. ISBN 9781118900772.

KNOTEK, Edward S. et al. Consumers and COVID-19: A Real-Time Survey. Federal Reserve Bank of Cleveland, 2020. DOI: 10.26509/frbc-ec-202008. Disponível em: https://www.clevelandfed.org/newsroom-and-events/publications/economic-commentary/2020-economic-commentaries/ec-202008-consumers-and-covid19.aspx. Acesso em: 14 out. 2021.

LEE, Seung-Hee; WORKMAN, Jane E. Compulsive buying and branding phenomena. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, [s. l.], 19 ago. 2015. DOI https://doi.org/10.1186/s40852-015-0004-x. Disponível em: https://jopeninnovation.springeropen.com/articles/10.1186/s40852-015-0004-x. Acesso em: 7 out. 2021.

MELO, Cynthia de Freitas et al. Giving Meaning to the Pandemic: What Do Brazilians Think About the New Coronavirus? Trends in Psychology, v. 29, p. 395–413, 2021. DOI https://doi.org/10.1007/s43076-021-00078-y. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs43076-021-00078-y. Acesso em: 4 nov. 2021.

LOXTON, Mary et al. Consumer Behaviour during Crises: Preliminary Research on How Coronavirus Has Manifested Consumer Panic Buying, Herd Mentality, Changing Discretionary Spending and the Role of the Media in Influencing Behaviour. Journal of Risk and Financial Management, Australia, v. 13, 2020. DOI https://doi.org/10.3390/jrfm13080166. Disponível em: https://www.mdpi.com/1911-8074/13/8/166. Acesso em: 15 out. 2021.

OXFORD DICTIONARY. (n.d.). Definition of Panic Buying by Oxford Dictionary. Disponível em: https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/definition/english/panic-buying. Acesso em 23 set. 2021.

PINTO, Leonardo de Barros; BIANCHI, Vinícius Rafael; DE OLIVEIRA, Sandra Cristina. A elaboração de uma proposta metodológica interdisciplinar para análise de um estudo de caso voltado ao desenvolvimento rural. Espacios, [s. l.], v. 38, n. 19, 1 jan. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/174530. Acesso em: 17 out. 2021.

PRENTICE, Catherine; QUACH, Sara; THAICHON, Park. Antecedents and consequences of panic buying: The case of COVID-19. International Journal of Consumer Studies, Australia, 2021. DOI https://doi.org/10.1111/ijcs.12649. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ijcs.12649. Acesso em: 3 out. 2021.

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS (Portugal). Presidência do Conselho de Ministros. 08/11/2020. Decreto n.º 8/2020, Portugal, 2020. Disponível em: https://dre.pt/pesquisa/-/search/147968348/details/maximized. Acesso em: 29 out. 2021.

SIM, Kang; CHUA, Hong Choon; VIETA, Eduardo; FERNANDEZ, George. The anatomy of panic buying related to the current COVID-19 pandemic. Psychiatry Research, [s. l.], v. 288, 2020. DOI https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165178120308349?via%3Dihub. Acesso em: 17 set. 2021.

SNEATH, Julie Z.; LACEY, Russell; KENNETT-HENSEL , Pamela A. Coping with a natural disaster: Losses, emotions, and impulsive and compulsive buying. Marketing Letters, 2008. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11002-008-9049-y. Acesso em: 25 out. 2021.

TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; GOMES, William Barbosa. Estou me formando... e agora? Reflexões e perspectivas de jovens formandos universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 5, 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902004000100005. Acesso em: 20 out. 2021.

TAYLOR, Steven. Understanding and managing pandemic-related panic buying. Journal of Anxiety Disorders , Canada, 2021. DOI https://doi.org/10.1016/j.janxdis.2021.102364. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0887618521000116. Acesso em: 12 set. 2021.

UNOHCHR (United Nations Office of the High Commissioner for Human Rights). 2020 Human Development Report. Disponível em: http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr2020.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.

ZAFAR, Abaid Ullah et al. The impact of social media celebrities‘ posts and contextual interactions on impulse buying in social commerce. Computers in Human Behavior, v. 115, 2019. DOI 10.1016/j.chb.2019.106178. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336765852_The_impact_of_social_media_celebrities'_posts_and_contextual_interactions_on_impulse_buying_in_social_commerce. Acesso em: 19 out. 2021.

YOSHIZAKI, Hugo T. Y. et al. Relationship between Panic Buying and Per Capita Income during COVID-19. Sustainability, 28 nov. 2020. DOI https://doi.org/10.3390/su12239968. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/23/9968. Acesso em: 10 set. 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.