Informalidade criativa: uma investigação quantitativa acerca de negócios de moda no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.822102-116

Palavras-chave:

Informalidade, Negócios de moda, Indústria criativa, Economia Criativa

Resumo

O conceito de informalidade econômica perpassou por uma amplitude de significados no decor-rer da história, desde sua primeira percepção. Entre as principais escolas que estudam tal fenô-meno econômico, a escola chamada de legalista discorre sobre a ineficácia intervencionista como elemento causador da informalidade. Assim, o presente artigo toma como objetivo identificar o fenômeno da informalidade presente no setor de produtos de moda produzidos por uma miría-de de entidades radicadas no estado do Rio Grande do Sul. Usufruiu-se o aparato metodológico questionário online com agentes econômicos de tais atividades, conferindo, de maneira quanti-tativa, o grau de informalidade que rodeia as transações econômicas, as relações trabalhistas e o output criativo de tais entidades.

Biografia do Autor

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da Universidade Feevale e Coordenador do Programa de Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

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Publicado

2023-05-11

Edição

Seção

Dossiê MODA E ECONOMIA CRIATIVA