Crítica da animação: debates e abordagens no jornalismo e na literatura especializada

Autores

  • Celbi Vagner Melo Pegoraro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.82479-96

Palavras-chave:

Animação, Crítica, Jornalismo

Resumo

Este trabalho propõe analisar como se estrutura a análise crítica da animação em suas diferentes plataformas audiovisuais a partir da compreensão da função da crítica e onde ela aparece, quem são os criadores ou produtores da animação, e a importância do entendimento da evolução técnica e do diálogo entre linguagens. O objetivo é entender em qual perspectiva evoluiu o pensamento crítico e como isso influi na divulgação e no melhor entendimento público sobre animação. Trata-se de uma análise panorâmica com revisão da literatura sobre a crítica no jornalismo e no campo acadêmico, visando posteriormente aprofundar e desenvolver um estudo sobre o diálogo entre linguagens e artes na animação.

Biografia do Autor

Celbi Vagner Melo Pegoraro, Universidade de São Paulo

Jornalista, pós-graduado em Política e Relações Internacionais e Doutor em Ciências da Comunicação na USP com trabalhos focados em cinema de animação, histórias em quadrinhos, mídia e cultura. Realizou estágio pós-doutoral no programa Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH-USP) com o tema Guerras Culturais. Membro do grupo de pesquisa Observatório de Histórias em Quadrinhos (USP).

Referências

ABRAHAM, A. When Magoo flew: the rise and fall of animation studio UPA. Middletown: Wesleyan University Press, 2012.

ADORNO, T. W. A Indústria Cultural. In: COHN, G. (Org.). Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: T.A. Queiroz, 1989. p. 287-295.

ALBERTOS, J. L. M. Curso general de redacción periodistica. Madrid: Paraninfo, 2001.

ALLAN, R. Walt Disney and Europe. Indiana: Ed. Indiana; 1999.

BARBOSA JUNIOR, A. L. Arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Senac-SP, 2002.

BARRIER, M. J. Hollywood cartoons – American animation in Its Golden Age. New York: Oxford University; 1999.

BENDAZZI, G. Animation: A World History. v. 1. Foundations – The Golden Age. Boca Raton: CRC Press, 2016.

BENJAMIN, W. A Obra de Arte na era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Ténica, Arte e Política (Obras Escolhidas). v. 1. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOGDAVICH, P. Afinal, quem faz os filmes? São Paulo: Cia das Letras, 1997.

BUCCINI, M. História do Cinema de Animação em Pernambuco. Pernambuco: Serifa Fina, 2017.

CALDWELL, J. T. Production culture: industrial reflexity and critical practice in film and television. Durham; Londres: Duke University Press, 2008.

CANEMAKER, J. Winsor McCay: his life and art. Boca Raton: CRC Press, 2018.

CANUDO, R. L’usine aux images. Paris: Etienne Chiron, 1927.

CHAPARRO, M. Sotaques d’aquem e d’além mar: Percursos e gêneros do jornalismo português e brasileiro. Santarém: Jortejo, 1998.

CHRISTENSEN, J. America’s corporate art: the studio authorship of Hollywood motion pictures. Stanford: Stanford University Press, 2012

CLEMENTS, J. Anime: a history. London: Bloomsbury Publishing/BFI, 2013.

COELHO, M. Crítica cultural: teoria e prática. São Paulo: Publifolha, 2006.

COOK, M; THOMPSON, K. M. Animation and advertising. Cham: Palgrave Macmillan, 2019.

CRAFTON, D. Before Mickey - the animated film 1898-1928. Cambridge: MIT Press, 1982.

DE VRIES, J-W. De Toonder Animatiefilms. S-Hertogenbosch: Silvester Strips, 2012.

DENIS, S. D. O Cinema de Animação. Lisboa: Editorial Texto & Grafia, 2010.

DICKEY, J. There’s a secret way to predict a movie’s Rotten Tomatoes score. Mashable. 2017.

Disponível em: https://mashable.com/article/movies-rotten-tomatoes-scores-embargo-times Acesso em: 4 jun. 2023.

DOBSON, T. The film work of Norman McLaren. Barnet: John Libbey Publishing, 2007.

EISENSTEIN, S. Walt Disney. Madri: Casimiro libros. 2018.

FEILD, R. D. The Art of Walt Disney. Londres: Collins, 1947.

GARCIA, M. C. Reflexões sobre a crítica teatral nos jornais: Décio de Almeida Prado e o problema da apreciação da obra artística no jornalismo cultural. São Paulo: Editora Mackenzie, 2004.

GIRVEAU, B. Once upon a time: Walt Disney: the sources of inspiration for the Disney Studios. Londres: Prestel, 2007.

GUERRERO, R. F. Hayao Miyazaki. Madri: Ediciones Akal, 2019.

HALAS, J. How to cartoon. Londres: Focal Press, 1958.

HOLLOWAY, R. Z is for Zagreb: a guide to the films of one os the world’s major cartoon studios. London: The Tantivy Press, 1972.

HOLT, N. The queens of Animation: the untold story of the women who transformed the World of Disney and made cinematic history. Little Brown and Company, 2019.

JACOBS, L. La Azarosa Historia del Cine Americano. v. 2. Barcelona: Editorial Lumen, 1972.

JOHNSON, M. Ink & paint: the women of Walt Disney’s animation. New York: Disney Editions, 2017.

KLEIN, N. M. 7 minutes – the life and death of the American animated cartoon. New York: Verso, 1993.

KORNHABER, D. Nightmares in the dream sanctuary - War and the Animated Film. Chicago: University of Chicago Press, 2020.

LAMARRE, T.; HIROKI, A.; FURUHATA, Y.; STEINBERG, M. The animalization of otaku culture. Mechademia, v. 2, p. 175-187, 2007.

LEITE, S. Maldita animação brasileira. Belo Horizonte: Editora Favela, 2015.

LO DUCA. Le dessin anime. Paris: Prisma, 1948.

MAELSTAF, R. La Pelicula de animacion en Bélgica. Bruxelas: Ministerio de Asuntos Extranjeros del Comercio Exterior y de la Cooperación al Desarollo, 1976. (Colección Crónicas Belgas).

MALTIN, L. Of mice and magic - a history of American animated cartoons. New York: Plume, 1980.

MANVELL, R. The Animated Film. Londres: Sylvan Press, 1954.

MARQUES DE MELLO, J. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3. ed. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003.

MUNITIĆ, R. Estetika animacije. Belgrado: Filmski centar Srbije, Fakultet, 2007.

OTSUKA, E.; STEINBERG, M. World and Variation: The Reproduction and Consumption of Narrative. Mechademia, v. 5, p. 99-116, 2010.

PEGORARO, C. Fantasia e uma Nova Dimensão Sonora: convergência de linguagens musical, artística e cinematográfica. Anagrama (USP. Online), v. 5, n. 4, 2012.

PEGORARO, C. Animação e quadrinhos Disney: produção cultural no início do século XXI. 416 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

PIZA, D. Jornalismo Cultural. São Paulo: Contexto, 2003.

ROE, A. H. Animated Documentary. New York: Palgrave, 2013.

ROFFAT, S. Animation et propagande - Les dessin animés pendant la Seconde Guerre mondiale. Paris: L’Harmattan, 2005.

ROFFAT, S. Esthétique et réception du dessin animé français sous l’ocupation (1940-1944) - L’émergence d’une école française?. Paris: L’Harmattan, 2014a.

ROFFAT, S. Histoire du dessin animé français entre 1936 et 1940 - Une politique cultureele d’État?. Paris: L’Harmattan, 2014b.

ROFFAT, S. Histoire Politique et économique du dessin animé français sous l’occupation (1940-1944) - un âge d’or?. Paris: L’Harmattan, 2014c.

ROFFAT, S. La Bergère et le ramoneur de Paul Grimault et Jacques Prévert - Chronique d’un désastre annoncé. Paris: L’Harmattan, 2020.

ROFFAT, S. LES GÉMEAUX. L’histoire d’un studio d’animation mythique. Paris: L’Harmattan, 2021.

ROFFAT, S. Émile Reynaud: nouveaux regards. Paris: L’Harmattan, 2023.

SADOUL, Georges. História do cinema mundial. Vol. 1. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1963.

SCHATZ, T. O gênio do sistema: a era dos estúdios em Hollywood. São Paulo: Cia das Letras, 1991.

SCHNEIDER, C.; PRADO, L.; LINDOSO, P.; BOLSHAW, C. As mulheres na animação do Brasil: um panorama sobre história, pesquisas e ações coletivas. Diálogo com a Economia Criativa, v. 6 n. 18, 2021. https://doi.org/10.22398/2525-2828.618126-141

SERRA, J. J. O documentário animado: novas abordagens na representação da realidade. In:

TAVARES, M. R.; GINO, M. S. (Orgs.). Pesquisas em Animação: cinema e poéticas tecnológicas. Belo Horizonte: Ramalhete, 2019. v. 1, p. 56-70.

SILVA, P. H.; CARNEIRO, G. Animação Brasileira: 100 filmes essenciais. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2018.

SOLOMON, C. Enchanted drawings: the history of animation. New York: Random House, 1994.

STEWART, J. The story of british animation. London: Bloomsbury Publishing/BFI, 2021.

THOMAS, F.; JOHNSTON, O. The illusion of life: Disney animation. New York: Disney Editions, 1995.

TROUILLARD, E. Hayao Miyazaki et l’acte créateur - Faire jaillir le monde dessiné en soi. Paris: L’Harmattan, 2019.

WATTS, S. The Magic Kingdom: Walt Disney and the American Way of Life. Columbia: University of Missouri Press, 1997.

WELLS, P. Understanding animation. New York: Routledge Taylor & Francis Group, 1998.

WIEDEMANN, J. Animation Now! Londres: Taschen, 2007.

WILLIAMS, R. The animator’s survival kit: a manual of methods, principles and formulas for classical, computer, games, stop motion and internet animators. Londres: Faber & Faber, 2012.

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA#3