Economia criativa e o comer em modos slow e comfort food: movimentos de resistência na cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.92525-39

Palavras-chave:

Comensalidade, Slow food, comfort food, Economia criativa

Resumo

A cidade é intrinsecamente dinâmica, ampliando-se por meio de interconexões, reorganizações,desempenhos e padrões de consumo. A cidade não apenas existe, mas, acima de tudo, propor-ciona experiências que amalgamam subjetividades e realidades objetivas. No contexto urbano,são vivenciadas intensas ressignificações. Pode-se perceber o trânsito entre fluxos de sentido defenômenos comunicacionais como o da comensalidade, do comer junto. Alimentação e afetosestão imbricados na cidade. Partindo dessas observações, o objetivo deste trabalho é, com o olhara partir da economia criativa, lançar luz sobre as possíveis dissonâncias entre as ofertas do comerque se apresentam na cidade em modosslowecomfort foode a legítima busca de consumidoresde um nicho politizado e engajado em pautas socioambientais e anticapitalistas. Essas temáticasse manifestam como movimentos de resistência no contexto urbano que envolve uma socieda-de acelerada e produtivista. Essas buscas sobressaíram na cidade em tempo de pandemia e derupturas, notadamente na internet. Propomos também uma reflexão sobre como o mercado seapropria dessas pautas que geram engajamento para promover o seu produto ou serviço, porémmuitas vezes não sustenta sua proposta, uma vez que podem não promover percepção de valoraos que consomem. O trabalho se inscreve em uma abordagem qualitativa, sob um olhar socioan-tropológico, em postagens nas redes sociais e publicações online. Fez-se uma busca por temáticasrelacionadas aocomfort fooddurante o período da pandemia de COVID-19.

Biografia do Autor

Daniela Menezes Neiva Barcellos, UERJ

Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Lesly Fernandes dos Reis, UERJ

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Victor Albuquerque Borges Quaresma GONÇALVES , UERJ

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

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Publicado

2024-06-11

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Artigos