Figurino como narrativa não verbal: uma análise de Daenerys Targaryen da série Game of Thrones
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.2571-105Resumo
Este estudo analisou o figurino da personagem Daenerys do seriado Game of Thrones, buscando destacar como a construção e os elementos que compõe o seu figurino lhe trazem significado, auxiliam a narrativa, e auxiliam no desenvolvimento de produtos que geram consumo que extrapola o assistir à série. Para tal, foi realizado o estudo de imagem em movimento (BEZERRA e MIRANDA, 2014) e em complemento uma análise das funções do figurino (CORDEIRO, 2009). Desta forma, propomos uma abordagem que nos permite compreender melhor de que modo, aspectos da construção de figurino significam uma identidade de personagem ao mesmo tempo coerente e múltipla, produzindo uma imagem ideal que inspira o desenvolvimento de novos produtos e que é atraente ao consumo para os telespectadores.Referências
ARRUDA, Lilian; BALTAR, Mariana. Entre tramas, rendas e fuxicos: o figurino na teledramaturgia da TV Globo. São Paulo: Globo, 2007.
BARNARD, Malcolm. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
BELK, Russel W. Possessions and the extended self. Journal of Consumer Research, vol. 15, p. 139-168, September, 1988.
BEZERRA, Amilcar; MIRANDA, Ana Paula Celso de. Despindo Anna Karenina. pragMATIZES – Revista Latino Americana de Estudos em Cultura, Ano 4,no. 6, p. 212-227, Semestral, 2014.
CASTILHO, Kathia. Moda e Linguagem. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2ª ed. rev. (reimpr.), 2009.
CORDEIRO, Gisele Aparecida. A Comunicação Visual do Figurino Cênico no Teatro de Rua – Um Estudo de Caso no Processo de Criação Imagética do Grupo “Tá Na Rua”. Trabalho de conclusão de curso em moda com habilitação em estilismo. Universidade de Santa Catarina. Florianópolis. 2009.
GARCIA, Carol; MIRANDA, Ana Paula Celso de. Moda é Comunicação: experiências, memórias evínculos. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2ª ed. Ver. (reimpr.) 2010
GERALDI, Maria Carolina Garcia. Moda e Identidade no Cenário Contemporâneo
Brasileiro: uma análise semiótica das coleções de Ronaldo Fraga. 2002. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2002.
GOFFMAN, Erving. A apresentação do eu na vida cotidiana. Petrópolis. Vozes, 1985.
KAISER, Susan. The Social Psychology of Clothing: symbolic appearances in context. New York: Fairchild Publications, 2-ª ed., 1998
MIRANDA, Ana Paula; MARCHETTI, Renato; PRADO, Paulo. Moda e autoconceito: Produtos como símbolos do Eu. Foz do Iguaçu/PR. Anais... Foz do Iguaçu: ENANPAD XXIII, 1999.
MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: O Figurino em Cena. São Paulo: Editora Senac, 2004.
O GLOBO. Designer de 'Game of Thrones' lança coleção de joias inspirada na série: Peças criadas por Michele Clapton incluem gargantilha usada por Daenerys Targaryen.
de junho 2016. Disponível em <http://oglobo.globo.com/ela/moda/designer-de-game-of-thrones-lanca-colecao-de-joias-inspirada-na-serie-19543611#ixzz4X5Ux4q9a> Acesso em: 25 janeiro 2017.
PEREIRA, William; SILVA, Dafne Reis Pedroso da. Daenerys Targaryen: Análise da Personagem na Série televisiva Game of Thrones. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Joinville – SC. 2015.
REZENDE, Nathalia; NICOLAU, Marcos. Fã e Fandom: Estudo de Caso Sobre as Estratégias Mercadológicas da Série Game of Thrones. VII Simpósio Nacional da ABCiber. Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. São Paulo. 2014.
STUTESMAN, Drake. Costume design, or, what is fashion in film?.In: MUNICH, Adrienne. Fashion in Film, p. 17-39, 2011.
WILKINSON-WEBER, Clare. M. From commodity to costume: Productive consumption in the making of Bollywood film looks. Journal of Material Culture, v. 15, no 1, p. 3-29, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.