A cidade do Rio de Janeiro, a praia e o biquíni: uma receita de moda.

Autores

  • Adriana Sampaio Leite Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.1326-38

Resumo

O artigo tem como proposta demostrar como a moda praia tornou-se um componente genuíno e valorizado da economia criativa brasileira e produto de uma determinada cultura. Visa também apresentar a cidade do Rio de Janeiro como a paisagem capital para o surgimento da referida moda. O trabalho pressupõe três vetores fundamentais para a conformação de uma cultura praiana que resulta na produção dos objetos de moda praia; o primeiro a conformação geográfica da cidade e seus espaços habitados, o segundo a imbricação das três matrizes étnicas brasileira e o terceiro o processo de conformação de uma identidade cultural.

Biografia do Autor

Adriana Sampaio Leite, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia de Produção pela COOPE-UFRJ, Mestre em Design, Professora Adjunta Graduação em Design PUC-Rio.

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Publicado

2016-12-19

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Artigos