Moda e economia criativa — diálogos possíveis: consumo, sustentabilidade e empreendedorismo feminino na série Girlboss
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.82268-85Palavras-chave:
Moda, Economia criativa, Consumo, Sustentabilidade, GirlbossResumo
Nas últimas décadas, a temática da economia criativa vem sendo cenário para profícuas discussões, especialmente no que tange às áreas da moda e à sua relação com o consumo. Nessa perspectiva, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar um objeto cultural, o seriado Girlboss, rela-cionando-o ao campo da economia criativa, da moda e do consumo. No que se refere à metodolo-gia, trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. No que toca aos procedimentos técnicos, trata-se de uma análise fílmica fomentada por conceitos teóricos. Como principais resultados, destaca-se que a série focaliza o desenvolvimento de um empreendimento criativo no ramo dos brechós de moda, em que, entre outras questões, são tencionadas discussões que envolvem o empreendedorismo feminino, a importância de se ter redes de colaboração e noções de sustentabilidade nesse tipo de negócio, que é baseado no capital cultural e criativo da personagem central.
Referências
ALMEIDA, E.L. de; DIAS, P.K.; SANTOS, E.C. dos. Desafios de empreendedoras na economia criativa periférica. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Niterói, v. 15, n. 1, p. 122-146, 2021. https://doi.org/10.12712/rpca.v15i1.47233
ALPERSTEDT, G.D.; FERREIRA, J.B.; SERAFIM, M.C. Empreendedorismo feminino: dificuldades relatadas em histórias de vida. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 221-234, dez. 2014. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p221
ASTUTU, B. Conheça Sophia Amoruso, que roubava e catava lixo até formar um império.
Época, 2015. Disponível em: https://epoca.oglobo.globo.com/colunas-e-blogs/bruno-astuto/noticia/2015/06/conheca-sophia-amoruso-que-roubava-e-catava-lixo-ate-formar-um-imperio. html. Acesso em: 22 nov. 2022.
BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BAGGIO, A.F.; BAGGIO, D.K. Empreendedorismo: conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, [S. L], v. 1, n. 1, p. 25-38, 2014. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/bsico-em-empreendedorismo-apostila02.pdf. Acesso em: 2 ago. 2022.
BECK, U. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. 2. ed. São Paulo: 34, 2011.
BELLA MAIS. Moda Sustentável: procura por brechós faz aumentar a economia circular. Correio do Povo, 2020. Disponível em: https://bellamais.correiodopovo.com.br/modabeleza/moda/moda-sustent%C3%A1vel-procura-por-brech%C3%B3s-faz-aumentar-a-economia-circular-1.634264. Acesso em: 20 nov. 2022.
BERLIM, L.G. Contribuições para a construção do conceito slow fashion: um novo olhar sobre a possibilidade da leveza sustentável. dObra[s], n. 32, p. 130-151, 2021. https://doi.org/10.26563/dobras.i32.1370
BLACK, S.; MILLER, C.F.; LESLIE, D. Gender, precarity and hybrid forms of work identity in the virtual domestic arts and crafts industry in Canada and the US. Gender, Place & Culture, v. 26, n. 2, p. 272-292, fev. 2019. https://doi.org/10.1080/0966369x.2018.1552924
CARMO, L.J.O.; ASSIS, L.B.; GOMES JÚNIOR, A.B.; TEIXEIRA, M.B.M. O empreendedorismo como uma ideologia neoliberal. Cadernos Ebape.Br, v. 19, n. 1, p. 18-31, mar. 2021. https://doi.org/10.1590/1679-395120200043
CONTINO, J.M. O fast fashion e as transformações na indústria da moda. In: CONGRESSO CIENTÍFICO TÊXTIL E MODA, 3., 2015, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2015. Disponível em: https://proceedings.science/contexmod/contexmod-2015/trabalhos/o-fast-fashion-e-as-transformacoes-na-industria-da-moda?lang=pt-br. Acesso em: 18 jul. 2022.
CONTINO, J.M.; CIPINIUK, A. Ideologia, divisão capitalista do trabalho e papel social do designer: um estudo sobre a produção de materialidade no design de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 40-53, 2017. https://doi.org/10.5965/1982615x10192017040
COSTA, A.D.; SOUZA-SANTOS, E.R. de. Economia criativa: novas oportunidades baseadas no capital intelectual. Economia & Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 1-8, 2011. https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26832
CRUZ, W.L. de M. Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de Covid-19. GeoTextos, v. 17, n. 1, p. 67-88, 2021. https://doi.org/10.9771/geo.v17i1.44572
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Lafonte, 2020.
FERRETTI, A.S.Z.; SOUZA, E.M. de. Teoria queer e os discursos sobre empreendedorismo: desigualdades de gênero e alternativas de análise a partir do entrepreneuring. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 276-288, 2022. https://doi.org/10.1590/1679-395120210100
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV). Relatório sobre os impactos econômicos da Covid-19 economia criativa. FGV, 2020. Disponível em: https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/economiacriativa_formatacaosite.pdf. Acesso em: 18. jul. 2022.
GIRLBOSS. Produção: Kay Cannon, Charlize Theron, Beth Kono, Laverne McKinnon, Sophia Amoruso. Los Angeles: Netflix, 2017. (13 episódios.)
HORTELÃ, T.M. Sebrae em dados: brechó. Curitiba: Sebrae-PR, 2022. Disponível em: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/sebrae-em-dados-brecho. Acesso em: 20 nov. 2022.
INSTITUTO REDE MULHER EMPREENDEDORA (IRME). Mulheres empreendedoras e seus negócios. [S.l.]: IRME, 2022. 18 p. Disponível em: https://materiais.rme.net.br/lab-irme-mulheres-empreendedoras-e-seus-negocios-2022. Acesso em: 20 nov. 2022.
KLAMER, A. Prefácio. Pensar economia criativa pede por outra ciência econômica: introduzindo a abordagem “Value Based”. In: VALIATI, L.; MOLLER, G. (org.). Economia criativa, cultura e políticas públicas. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Cegov, 2016. p. 7-13. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cegov/files/pub_137.pdf. Acesso em: 2 ago. 2022.
LÁPIS DE NOIVA. A história do upcycling e como ele chegou para deixar os vestidos de noiva sustentáveis. Lápis de Noiva, 2020. Disponível em: https://lapisdenoiva.com/vestido-de-noiva-sustentavel/. Acesso em: 20 nov. 2022.
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.
MARTINS, R.D.S. da S. A ascensão da moda de brechós na era digital. Revista Tecnologia e Tendências, Novo Hamburgo, v. 10, n. 1, p. 23-34, mar. 2019. https://doi.org/10.25112/rtt.v10i1.1473
MARTINS, R.D.S. da. S. A moda dos brechós, feiras e bazares no contexto da indústria criativa. 2018. 156f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2018. Disponível em: https://biblioteca.feevale.br/Vinculo2/000017/0000172c.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.
MARTINS, V.C.; VALENTIM, A.F. Reflexões sobre o consumo de moda em brechós na atualidade. 2021. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Designer de Moda) – Instituto Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu. br/bitstream/handle/123456789/2303/tcc.valeria_cardoso_martins.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 jul. 2022.
MCC-ENET. Índices e indicadores do mercado online. MCC-ENET, 2022. Disponível em: https://www. mccenet.com.br/indice-de-vendas-online. Acesso em: 20 nov. 2022.
NEWBIGIN, J. A economia criativa: um guia introdutório. Londres: British Council, Unidade de Economia Criativa, 2010. Disponível em: http://creativeconomy.britishcouncil.org/media/uploads/files/Intro_guide_-_Portuguese.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
NISHIDA, C. Slow fashion (moda sustentável): você sabe quem faz as suas roupas? Maximus Tecidos, 2017. Disponível em: https://blog.maximustecidos.com.br/slow-fashion-moda-sustentavel-voce-sabe-quem-faz-as-suas-roupas/. Acesso em: 20 nov. 2022.
PEIXOTO, P. Mulheres veem no brechó a oportunidade de aderir ao empreendedorismo. Revista Cenarium, 2021. Disponível em: https://revistacenarium.com.br/mulheres-veem-no-brecho-a-oportunidade-de-aderir-ao-empreendedorismo/. Acesso em: 20 nov. 2022.
PENAFRIA, M. Análise de filmes: conceitos e metodologia(s). In: CONGRESSO SOPCOM, 6., 2009, Lisboa. Atas [...]. Portugal: Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação, Universidade Lusófona, 2009. p. 1-10. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso em: 16 abr. 2022.
PINHEIRO, C.M.P.; SCHMIDT, S.; SCHREIBER, D.; CHERUTTI, M. Processo criativo em moda: redes de colaboração entre microempreendedores individuais gaúchos. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 5, n. 14, p. 25-44, 28 jul. 2020. https://doi.org/10.22398/2525-2828.51425-44
PONTIN, P.K.; WAISMANN, M.; BEM, J.S. de. A moda e a memória: dos brechós ao estilo DIY como construção de identidade. dObra[s], n. 35, p. 171-182, 2022. https://doi.org/10.26563/dobras.i35.1385
PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 6. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20 Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 23 ago. 2022.
SCOZ, E.; LOSTADA, L.R. Economia criativa de moda em Santa Catarina: compreensões de um público-alvo. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 197-220, 2022. https://doi. org/10.5965/1982615x15362022197
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Empreendedorismo feminino: qual a sua importância para a sociedade? Sebrae, 2021. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/artigoempreededorismofeminino/empreendedorismo-feminino-qual-a-sua-importancia-para-a-sociedade,5cef0ab8f5ad7710VgnVCM 100000d701210aRCRD. Acesso em: 24 nov. 2022.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Tendências: e-commerce de moda. Sebrae, 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/artigos/tendencias-para-e-commerce-de-moda,aa1f4b4383642510VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=Tido%20 antigamente%20algo%20dif%C3%ADcil%20de,potencial%20est%C3%A1%20tamb%C3%A9m%20na%20 internet. Acesso em: 20 jun. 2022.
SILVA, C.R.; SILVESTRINI, M.S.; PRADO, A.C.S.A.; CARDINALLI, I.; LAVACCA, A.B.; VASCONCELOS,
D.I.; FARIAS, A.Z.; MANCINI, M.A.L.T. Economia criativa na relação entre trabalho e cultura para a juventude. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 120-128, 31 dez. 2018. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p120-128
VISONÁ, P.C. A emergência do ethos criativo como tendência sociocultural na contemporaneidade. Diálogo com a Economia Criativa, v. 2, n. 6, p. 83-101, 2017. https://doi.org/10.22398/2525-2828.2683-101
XAVIER, F.U.; SBRISSIA, H.; RODRIGUES, H. Ressignificação dos brechós em Curitiba. Fernanda Unruh Xavier, 2017. Disponível em: https://medium.com/@ferxavier.22/ressignifica%C3%A7%C3%A3o-dos-brech%C3%B3s-em-curitiba-de054dae397b. Acesso em: 23 nov. 2022.
ZEITUNE, L.J.G. Moda sustentável: um estudo qualitativo com jovens empreendedores desse setor. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 4, n. 10, p. 78-96, 13 mar. 2019. https://doi.org/10.22398/2525-2828.41078-96
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Glauber Soares Junior, Claudia Schemes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.