Moda e economia criativa — diálogos possíveis: consumo, sustentabilidade e empreendedorismo feminino na série Girlboss

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.82268-85

Palavras-chave:

Moda, Economia criativa, Consumo, Sustentabilidade, Girlboss

Resumo

Nas últimas décadas, a temática da economia criativa vem sendo cenário para profícuas discussões, especialmente no que tange às áreas da moda e à sua relação com o consumo. Nessa perspectiva, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar um objeto cultural, o seriado Girlboss, rela-cionando-o ao campo da economia criativa, da moda e do consumo. No que se refere à metodolo-gia, trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. No que toca aos procedimentos técnicos, trata-se de uma análise fílmica fomentada por conceitos teóricos. Como principais resultados, destaca-se que a série focaliza o desenvolvimento de um empreendimento criativo no ramo dos brechós de moda, em que, entre outras questões, são tencionadas discussões que envolvem o empreendedorismo feminino, a importância de se ter redes de colaboração e noções de sustentabilidade nesse tipo de negócio, que é baseado no capital cultural e criativo da personagem central.

Biografia do Autor

Glauber Soares Junior, Universidade Feevale, Programa de Pós Graduação em Processos e Manifestações Culturais

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Feevale); Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (PPGED/UFV); Especialista em Tecnologia Têxtil e Moda (Unyleya); Graduado em Design de Moda (IF Sudeste MG - Campus Muriaé). Possui interesse nas áreas de: Design de Moda; Têxteis; Artesanato têxtil; Cultura material e Gênero. Desenvolve especialmente pesquisas interdisciplinares relacionadas a culturas regionais e locais.

Claudia Schemes, Universidade Feevale, Programa de Pós Graduação em Processos e Manifestações Culturais

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1987), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC (2006). Professora dos cursos de graduação de História e Moda e do Programa de Pós Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

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Publicado

2023-05-11

Edição

Seção

Dossiê MODA E ECONOMIA CRIATIVA