Ensino do design na pandemia de COVID-19: perspectiva de docentes e discentes da cidade do Rio de Janeiro (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.82390-106Palavras-chave:
Design, Ensino, Rio de Janeiro, Pandemia, FuturologiaResumo
Algumas das mudanças nos modos de viver provocadas pela pandemia de Covid-19, mesmo anunciadas e emergentes desde o século 20, se expandiram e se consolidaram em abrangência e ritmo inéditos. Tal situação amplifica as exigências no enfrentamento de problemas complexos, isto é, com requisitos e restrições em constante mudança. Sendo o design a atividade profissional que se propõe ao equacionamento de fatores projetuais para o atendimento das necessidades humanas, intensificaram-se os debates sobre os desafios para o seu ensino e a sua prática. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado iniciada em 2020 que tem como objetivo prospectar cenários futuros para o ensino do design, na perspectiva da pandemia de Covid-19. Foram realizadas coletas de dados, mediante questionários estruturados, enviados por meio de formulários online, com um recorte territorial da cidade do Rio de Janeiro (RJ), no período de 2020 e 2021, adocentes e discentes. Foram identificados pontos positivos, negativos e uma visão de futuro que levam a uma discussão para a continuidade da pesquisa.
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