Ensino do design na pandemia de COVID-19: perspectiva de docentes e discentes da cidade do Rio de Janeiro (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.82390-106

Palavras-chave:

Design, Ensino, Rio de Janeiro, Pandemia, Futurologia

Resumo

Algumas das mudanças nos modos de viver provocadas pela pandemia de Covid-19, mesmo anunciadas e emergentes desde o século 20, se expandiram e se consolidaram em abrangência e ritmo inéditos. Tal situação amplifica as exigências no enfrentamento de problemas complexos, isto é, com requisitos e restrições em constante mudança. Sendo o design a atividade profissional que se propõe ao equacionamento de fatores projetuais para o atendimento das necessidades humanas, intensificaram-se os debates sobre os desafios para o seu ensino e a sua prática. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado iniciada em 2020 que tem como objetivo prospectar cenários futuros para o ensino do design, na perspectiva da pandemia de Covid-19. Foram realizadas coletas de dados, mediante questionários estruturados, enviados por meio de formulários online, com um recorte territorial da cidade do Rio de Janeiro (RJ), no período de 2020 e 2021, adocentes e discentes. Foram identificados pontos positivos, negativos e uma visão de futuro que levam a uma discussão para a continuidade da pesquisa.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Unesco: Covid-19 deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola. Agência Brasil, 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-03/unesco-covid-19-deixamais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escola. Acesso em: 20 set. 2020.

ARCHER, B. The need for design education. In: ARCHER, B.; BAYNES, K.; ROBERTS, P. (org.). A framework for design and design education. Design and Technology Association, 2005. p. 16-21.

BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.

BONSIEPE, G. Design como prática de projeto. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.

BORBA, F.; DUTT-ROSS, S.; DANTAS, A. C. Mobilidade urbana no Rio de Janeiro: diagnóstico a partir da percepção do cidadão. Curitiba: CRV, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema e-MEC. Brasília: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/educacao-superior/ies. Acesso em: 4 jan. 2023.

BUCHANAN, R. Design research and the new learning. Design Issues, v. 17, n. 4, p. 3-23, 2001. https://doi.org/10.1162/07479360152681056

BUCHANAN, R. Wicked problems in design thinking. Design Issues, v. 8, n. 2, p. 5-21, 1992. https://doi.org/10.2307/1511637

CROSS, N. Design thinking: understanding how designers think and work. Oxford: Berg, 2011.

GRISOTTI, M. Pandemia de COVID-19: Agenda de pesquisas em contextos de incertezas e contribuições das ciências sociais. Physis, v. 30, n. 2, p. 1-7, 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300202

HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HARARI, Y. N. Notas sobre a pandemia: e breves lições para o mundo pós-coronavírus. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua: acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

LAWSON, K.; DORST, K. Educating designers. In: LAWSON, K. (org.). Design expertise. Burlington: Architectural Press, 2009. p. 213-265.

MEYER, M.; NORMAN, D. D. Changing design education for the 21st century. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 6, n. 1, p. 13-49, 2020.

NAKANO, T. C.; ROZA, R. H.; OLIVEIRA, A. W. Ensino remoto em tempos de pandemia: reflexões sobre seus impactos. e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 1368-1392, jul. 2021. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p588-611

PAPANEK, V. Design for the real world: human ecology and social change. Nova York: Pantheon Book, 1971.

PEINADO, J.; GRAEMI, A. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

RITTEL, H. W. The reasoning of designers. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON PLANNING AND DESIGN THEORY, 1987, Boston. Anais… 1987.

SANTAELLA, L. A crítica das mídias na entrada do século XXI. In: PRADO, J. L. A. (org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hackers Editores, 2002. p. 44-49.

SCHON, D. The reflective practitioner. Nova York: Basic Books, 1983.

SIMON, H. The sciences of the artificial. 3. ed. Cambridge: MIT Press, 1996.

WORLD DESIGN ORGANIZATION (WDO). Definição de desenho industrial. WDO, 2018. Disponível em: https://wdo.org/about/definition/. Acesso em: 10 set. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Overview of public health and social measures in the context of COVID-19 (Interim guidance). WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/overview-of-public-health-and-social-measures-in-the-context-of-covid-19. Acesso em: 11 jun. 2020.

Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Artigos